Bandas que você deveria conhecer - The Maccabees


Olhando assim, você pode pensar que a banda é a nova sensação pop americana ou inglesa. Que são uma nova boy band, seguindo estilos como o do Restart no Brasil, ou o One Direction mundo a fora. Mas graças a Deus não! A banda possui uma sonoridade impressionante, arranjos perfeitos, e terminam sempre com aquela catarse coletiva.

O nome foi escolhido aleatoriamente folheando a Bíblia e procurando uma palavra curiosa, mas o quinteto londrino The Maccabees garante que não é uma banda religiosa e comprova isso com alguns temas ateus em seu som. Em 2005, o grupo, formado pelo cantor Orlando Weeks, o baixista Rupert Jarvis, os guitarristas Felix e Hugo White, e o baterista Sam Doyle, originalmente criada por colegas de universidade, lançou seu primeiro single, X-Ray, em 28 de novembro. Já Colour It In, o primeiro álbum, foi lançado em 2007 e com ele os ingleses conseguiram ótimas avaliações, alcançaram topo de paradas com a música First Love e ainda emplacaram trilhas sonoras de campanhas publicitárias. 

Em 2009 a banda lançou o álbum Wall of Arms, que foi bastante criticado, o que fez a banda mudar a postura para o próximo projeto. O grupo começou a trabalhar por caminhos separados, buscando individualmente as faixas que comporiam o trabalho gravado em estudio. O procedimento foi feito porque os integrantes queriam que todos se sentissem livres para fazer o disco, trabalhar individualmente as idéias e depois levá-las para o resto do grupo.

Assim, o projeto tem claras influências do que cada um deles ouvia na época da gravação: Stone Roses, Talk Talk, David Bowie, Low, Kate Bush, Leonard Cohen, How to Dress Well e Grizzly Bear. O fruto deste trabalho tornou-se o épico e sedutor Given To The Wild, uma obra extensa de pop distorcido, psicodelia e acordes de guitarras cheias de alma. É o trabalho mais aventureiro da banda até hoje, que remete a lembranças e comparações a todas estas grandes bandas que se dizem influenciados. Chego a dizer em alguns momentos que me remete ao Radiohead também. O álbum é impecável. 

Com este terceiro álbum a banda tocou no palco principal dos festivais Reading e Leeds, fez dois shows lotados na Brixton Academy, além de integrar o lineup do Planeta Terra 2012.
*

*

2 comentários:

Comentários, críticas, sugestões e bolachadas!