Toma Rock No Brasil!

Como esquecer da turbulência de 2012 com os shows Pop de Madonna e Lady Gaga tendo ingressos encalhados e quase levando uma produtora a quebrar? Pois é, muito se questionava sobre como seria o mercado de shows no Brasil no ano de 2013, e a esperança e porto seguro das produtoras foram um único ritmo, o Rock!

Era nítido que o ano de 2013 seria a volta do rock, bastava ver os indicados ao Grammy que aconteceu no mês de Janeiro. Na categoria principal (álbum do ano), 4 grupos eram de rock: Mumford & Sons, Jack White, Fun e The Black Keys. E os álbuns mais esperados do ano também rondavam gigantes do rock, como Queens of the Stone Age e Black Sabbath.
Em São Paulo, a volta de uma radio comoveu toda uma geração saudosista por divulgação e espaço para confraternizar juntos. O retorno da 89FM, a Radio Rock, serviu pra mostrar que o mercado estava consolidado, e que ao contrário da cena Pop que é muito irregular, o rock possui fãs mais fiéis.

E são esses fãs que lotam shows, e que buscam entretenimento de qualidade, não apenas de forma sazonal. O Lollapalooza serviu pra trazer novos nomes do rock, e mostrar a força que bandas intituladas "indies" possuem. É como se fosse dar espaço para a nova safra da música, se unindo com bandas já consolidadas como Pearl Jam e Cake

A comoção de toda uma galera com o fim do Planeta Terra Festival, fez com que vissem o poder comercial do festival e que lutassem para a sobrevivência do mesmo, não deixando o mercado virar um certo monópolio apenas com o Lolla e o Rock in Rio. É importante ter mais festivais, é saudável para a cena musical.

E com isto, temos um segundo semestre recheado de atrações. Se neste primeiros seis meses bandas como The Killers, The Black Keys, QOTSA, Pearl Jam, Two Doors Cinema Club e The Cure marcaram presença por aqui, a segunda parte promete agitar ainda mais. 
Graças ao Rock in Rio, muitas bandas desembarcam por aqui, e aproveitam para fazer mais shows já que os 85 mil ingressos por noite se esgotaram em 4 horas. John Mayer, Bon Jovi, Nickelback, Iron Maiden, Slayer e Ghost ja estão garantidos. E não pára por aí, Gogol Bordello, Sebastian Bach, Rob Zombie também aparecem na lista. Metallica e mais uma banda são cotadas pra uma certa extensão da turnê.

Se não bastasse tudo isto, o Planeta Terra Festival promete ter uma edição digna de continuar sendo eleito o melhor festival pela crítica especializada. Blur, Lana Del Rey, Yeah Yeah Yeahs devem integrar o lineup do evento queridinho do público indie. Monsters Of Rock promete um retorno triunfal com Aerosmith de headliner. Um segundo dia também esta programado e deve contar com Limp Bizkit e mais.

A quase formação original do Black Sabbath também tem data marcada ao Brasil, e terá nada mais e nada menos que Megadeth de banda de abertura. RHCP também vem em novembro no país, em shows que devem percorrer várias cidades. 
O que nos resta saber é como serão as vendas com tanta demanda de espetáculos. O maior problema é que muitos são no período de 1 mês, e em média se paga 300 reais por ingresso. O que dá para se afirmar é que Bon Jovi saiu na frente e terá um Morumbi lotado mais uma vez. Com apenas uma semana de vendas, restam apenas ingressos de pista. Já Black Sabbath, Iron Maiden e John Mayer possuem pista premium esgotadas em São Paulo.

E a sua opinião sobre isto? Qual show gostaria de ir, ou irá conseguir marcar presença? Compartilhe, divulgue, opine.

Até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas, sugestões e bolachadas!